Para quem desejar mais informações sobre o assunto, disponibilizamos aqui algumas referências e materiais de apoio:
Manuais
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Campanhas na TV
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Cartilhas e publicações
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Legislação essencial:
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Pesquisa acadêmica
Programação televisiva para crianças e adolescentes: Limites e possibilidades de controle, monografia de Anderson de Oliveira Alarcon e Humberto Quirino, dez/2004.
Liberdade de expressão e regulamentação da televisão para proteção das crianças e adolescentes : Estudo comparativo do Brasil e outros países, produzido por Toby Mendel – Diretor Executivo do Centro de Direito e Democracia (Centre for Law and Democracy), ONG de direitos humanos.
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Filmetes
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[youtube KTC7pNW6V3g nolink]
[youtube paluTyJQKBg nolink]
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Centros de pesquisa:
Instituições de perfil acadêmico
CLAVES/FIOCRUZ – Centro Latino-Americano de Estudos de Violência e Saúde Jorge Careli
O Centro na Fiocruz foi criado em 1989 e tem se dedicado a diversas pesquisas sobre a relação entre mídia e violência. Alguns dos trabalhos dedicam-se ao tema de crianças e adolescentes. Embora não haja no momento pesquisas específicas sobre classificação indicativa, o Centro desempenha um papel central na mediação entre academia e profissionais da saúde. Um dos pesquisadores do centro foi responsável pela publicação do capítulo de “violência na mídia como tema da área pública”, publicado no livro “Mídia e Psicologia” (2009).
Site: http://www.ensp.fiocruz.br/portal-ensp/departamento/claves
Membros:
Coordenação Executiva: Dra. Simone Gonçalves de Assis
Coordenação Científica: Dra. Maria Cecília de Souza Minayo
Adalgisa Peixoto Ribeiro
Ana Elisa Bastos Figueiredo
Edinilsa Ramos De Souza
Gabriela Franco Dias Lyra
Joviana Quintes Avanci
Kathie Njaine
Liana Wernersbach Pinto
Liane Maria Braga Da Silveira
Luciene Patricia Camara
Marcelo C. Pereira
Marcelo Silva Da Motta
Patricia Constantino
Paulo Henrique Cruz Lopes
Queiti Batista
Romeu Gomes
Suely Ferreira Deslandes
CTS Games Studies/FGV-RJ
O CTS Game Studies é parte do Centro de Tecnologia e Sociedade da FGV, e pesquisa o desenvolvimento de jogos eletrônicos. Seu objetivo é compreender games como um veículo de manifestação comunicativa, artística e cultural. O Grupo tem produzido relatórios extensivos sobre o mercado de games no Brasil, tendo inclusive publicado relatório comentado sobre a atuação do DEJUS na área.
Área: Direito
Site: http://direitorio.fgv.br/cts/games
Membros: Arthur Protasio
Educamídia/UNB
O grupo Educamídia, coordenado pela Prof. Dra. Vania Lucia Quintão Carneiro, possui produção ativa e variada no tema de educação, Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes, e suas relações com a mídia. O Grupo possui também trabalhos publicados sobre programação de TV e audiências infanto-juvenis, formação de educadores em comunicação audiovisual, educação a distância, e uso da TV na escola.
Área: Educação
Site: http://dgp.cnpq.br/buscaoperacional/detalhegrupo.jsp?grupo=0240708TOFD82V
Membros:
Vania Lucia Quintão Carneiro
Edileuza Penha de Souza
Rosana Alves de Oliveira
Milena Rodrigues Fernandes do Rêgo
Tânia Lúcia Nunes do Nascimento
Paulo Victor Melo Albuquerque
GPCV/UNEB – Grupo de Pesquisa Comunidades Virtuais
Este grupo é coordenado pela Prof. Dra. Lynn Alves, acadêmica que se dedica à área de jogos eletrônicos, educação e infância. A Prof. coordena diversos grupos de pesquisa no SENAI/BA na Universidade do Estado da Bahia, agrupados dentro de um “ambiente colaborativo” chamado de “comunidades virtuais de aprendizagem”. O Grupo tem projetos na área de desenvolvimento de jogos digitais voltados para educação, com articulação entre discussões teóricas e prática.
Área: Educação
Site: http://www.comunidadesvirtuais.pro.br/
Membros:
Coordenação: Lynn Rosalina Gama Alves
Camila Santana
Eduardo José Santos Borges
Esteban Walter Gonzalez Clua
Filomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro Moita
Giulia Andione Rebouças Fraga
Isa Beatriz da Cruz Neves
Jacqueline Márcia Leal da Silva
Jodeilson Mafra Martins
Josemar Rodriguies de Souza
Juliana Santana Moura
Marlene de Alencar Dutra
Mary Valda Souza Sales
Obdália Santana Ferraz Silva
Romero Moura Junior
Tânia Maria Hetkowski
Velda Gama Alves Torres
GPICC/UERJ – Grupo de Pesquisa Infância e Cultura Contemporânea
O Grupo é vinculado à Pós-graduação em Educação da UERJ e se interessa por experiências infantis contemporânea, políticas de produção cultural para infância e produção cultural voltada para o público infantil. O grupo é coordenado pela Profa. Dra. Rita Ribes Pereira.
Área: Educação
Site: http://www.gpicc.pro.br/
Membros:
Eunice Muruet Luna
Nélia Mara Rezende Macedo
Núbia de Oliveira Santos
Patrícia Alves Dias
Rita Ribes Pereira
Tatiana Cristina Vasconcelos
GPVC/UFRGS – Grupo de Pesquisa Violência e Cidadania
Criado em 1995 e vinculado ao Programa de Pós-graduação em Sociologia, o grupo produz pesquisa teórica e aplicada sobre a temática da violência, assim como a promoção da cidadania no Brasil.
Área: Sociologia
Site: http://www.ufrgs.br/violenciaecidadania/
Membros:
Coordenador: José Vicente Tavares dos Santos
Coordenador: Alex Niche Teixeira
Adolar Koch
Aline Winter Sudbrack
Beatriz Morem da Costa
César Barreira
Dani Rudnicki
Eduardo Nunes Jacondino
Fábio Duarte Fernandes
Helena Gomes Bonumá
Laura Fernanda Zacher
Leni Beatriz Correia Colares
Letícia Maria Schabbach
Ligia Mori Madeira
Luiz Antônio Bogo Chies
Maíra Baumgarten Corrêa
Marcelo Ottoni Durante
Mauricio Bastos Russo
Melissa de Mattos Pimenta
Naldson Ramos da Costa
Renato Sérgio de Lima
Rochele Fellini Fachinetto
Rodrigo Ghiringhelli de Azevedo
Rosimeri Aquino da Silva
Sérgio Roberto Abreu
Simone Rodrigues Ruduit Garcia
Umberto Guaspari Sudbrack
GRIM/UFC – Grupo de Pesquisa da Relação Infância, Adolescência e Mídia
Criado em 2002, o GRIM, sob a coordenação da Prof. Dra. Ines Silvia Vitorino Sampaio, reúne pesquisadores das áreas de Comunicação, Psicologia, Ciências Sociais, Educação e Direito com interesse na relação entre Infância, Adolescência e Mídia. Na área específica de Classificação Indicativa, o grupo publicou sobre o tema extensamente entre 2006 e 2008. Atualmente o grupo dedica-se mais ao estudo da relação entre políticas da comunicação e direitos da criança e adolescente.
Área: Comunicação
Site: http://www.grim.ufc.br/
Membros:
Alexandre Almeida Barbalho
Andréa Pinheiro Paiva Cavalcante
Deisimer Gorczevski
Inês Vitorino Sampaio
GRUPEM/PUC-RIO – Grupo de Pesquisa em Educação e Mídia
Criado em 2001, e vinculado ao Programam de Pós-graduação em Educação, o Grupo se interessa pela relação entre mídia, criança, adolescentes e professores. Os projetos do Grupo referem-se à relação de jovens com o cinema, as mídias em geral, e a linguagem da imagem em movimento na construção do conhecimento.
Área: Educação
Site: http://grupem.pro.br/
Membros:
Jane Fischer Barros
lana Eleá Santiago
Maria Cristina Monteiro Pereira de Carvalho
Maria Inês de Carvalho Delorme
Rosalia Maria Duarte
IPsi/UFRGS – Instituto de Psicologia
O Instituto de Psicologia da UFGRS agrega um numero de centros e laboratórios com atividades correlatas ao processo de classificação indicativa, dentre eles o “CONVIVA – Núcleo de Estudos em Construção de Valores, Identidade e Violência na Adolescência”, coordenado pela Profa. Dra. Clary Milnitsky-Sapiro, o “NEPA – Núcleo de Estudos e Pesquisa em Adolescência”, coordenado pela Profa. Dra. Débora Dalbosco Dell’Aglio.
Área: Psicologia
Site: http://www.ufrgs.br/psicologia/nucleos-e-laboratorios
Membros:
Coordenadora NEPA: Profa. Dra. Débora Dalbosco Dell’Aglio
Coordenadora CONVIVA: Clary Milntsky-Sapiro
Aline Cardoso Siqueira
Almerindo Boff
Ana Paula Granzotto
Bruno C. Dias
Gabriel Medeiros Escobar
Lirene Finkler
Luciana Fernandes Marques
Samara Silva dos Santos
Valmir Vasconcelos
Veleda Maria Dobke
Vitória Cherfên
LaPCOM/UNB – Laboratório de Políticas de Comunicação
Criado em 1991, o LaPCom é vinculado ao Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília. O Laboratório participa das discussões sobre as políticas de comunicação e a possível elaboração de um novo marco legal para as comunicações no Brasil. Três dos atuais membros do LaPCOM contribuíram em publicações anteriores do SNJ: os professores Murilo César Ramos, Fernando O. Paulino, e Sayonara Leal.
Área: Comunicação
Site: http://www.lapcom.unb.br/
Membros:
Coordenação: Elen Cristina Geraldes
Pesquisador sênior: Murilo César Oliveira Ramos
Carlos Eduardo Esch
César Ricardo Siqueira Bolaño
Fernando Oliveira Paulino
Mariana Martins de Carvalho
Nélia Rodrigues Del Bianco
Rodrigo Garcia V. Braz
Sayonara de Amorim Gonçalvez Leal
LapSocial/UNB – Laboratório de Psicologia Social
O LapSocial é coordenado pela Prof. Dra. Angela Maria de Oliveira Almeida e apresenta publicações sobre o desenvolvimento social da adolescência dentro da perspectiva da Psicologia do Desenvolvimento, e sua relação com a mídia.
Área: Psicologia
Site: http://www.ceam.unb.br/oj/pesquisadores
Membros:
Leila Chalub Martins
Ana Maria Nogales
Maria de Fátima Makiuchi
Wivian Weller
Maria da Conceição Silva Freitas
Lavínia Galvão
Martita Ghirlanda
LISA/USP – Laboratório de Imagem e Som em Antropologia
O Laboratório em Antropologia, na Universidade de São Paulo, atua no campo da Antropologia Visual e da Etnomusicologia.
Área: Antropologia
Site: http://www.lisa.usp.br/
Membros:
Coordenação: Sylvia Caiuby Novaes
Alexandre Kishimoto
Ana Lúcia Marques Camargo Ferraz
Andréa Cláudia Miguel Marques Barbosa
Aristóteles Barcelos Neto
Caio Pompeia
Edgar Teodoro da Cunha
Fatima Toledo
Francirosy Campos Barbosa Ferreira
Joon Ho Kim
Lílian Sagio Cezar
Maíra Santi Bühler
Miriam Lifchitz Moreira Leite
NCE/USP – Núcleo de Comunicação e Educação
Coordenado pelo Prof. Dr. Ismar de Oliveira Soares, o NCE atua na área de Educomunicação. O campo de conhecimento de Educomunicação compreende a interação entre comunicação e educação, sendo o NCE responsável por importantes mídias e cursos de formação de professores à distância. Há ainda uma ênfase do grupo na formação e reciclagem de professores com auxílio de novas mídias.
Área: Educomunicação
Site: http://www.usp.br/nce/
Membros:
Coordenação: Dr. Ismar de Oliveira Soares
Adilson Citelli
Liana Gottlieb
Maria Cristina Castilho Costa
Marília Franco
NEJUSCA/UFSC – Núcleo de Estudos jurídicos e sociais da Criança e do Adolescente
O Núcleo desenvolve pesquisas na área do Estatuto da Criança e do Adolescente, e apesar de não ter publicações especificas na área de mídia e comunicação, tem publicações na área de Direito e Infância.
Área: Direito
Site: http://www.ccj.ufsc.br/nucleos/nejusca.html
Membros:
Coordenação: Josiane Rose Petry Veronese
NEMES/UFRGS — Núcleo de Estudos de Mídia, Educação e Subjetividade
Vinculado ao programa de Pós-graduação em Educação, o Núcleo se dedica ao estudo da relação entre cultura midiática, infância, e mídia-educação.
Área: Educação
Site: http://www.ufrgs.br/nemes/
Membros:
Coordenação: Rosa Maria Bueno Fischer
Coordenação: Gilka Girardello [É também professora da UFSC, classificada como Nica]
Carmen Backes
Celina Nunes Alcântara
Celso Vitelli
Eliana Dable de Mello
Fabiana de Amorim Marcello
Fernando Favaretto
Gustavo Andrada Bandeira
Leila Mury Bergmann
Luciana Gruppelli Loponte
Luciane Uberti
Roselene Gurski
Ruth Sabat
Sara Alves Feitosa
Saraí Schmidt
Suzana Feldens Schwertner
NEP/UNB – Núcleo para a Paz e os Direitos Humanos
Criado em 1986, o Núcleo tem quatro linhas de pesquisa: educação em direitos humanos pautada em perspectiva emancipatória; direito achado na rua; direitos humanos e cidadania; e democracia participativa, justiça e cidadania. Destaque para o eixo temático “Direito e Comunicação”
Área: Direito
Site: http://www.fd.unb.br/index.php?option=com_content&view=article&id=634&Itemid=2962
Membros:
Adriana Andrade Miranda
Alayde Avelar Freire Sant’Anna
Alexandre Bernardino Costa
Carolina Tokarsky
Cléria Botelho Costa
Cristiano Paixão
Eneida Dultra
Fabiana Gorenstein
Flávia Tavares Beleza
José Eduardo Elias Romão
José Geraldo de Sousa Junior
Judith Karine Cavalcanti Santos
Márcia Melo Martins Kuyumjian
Maria Salete Kern Machado
Marilson dos Santos Santana
Nair Heloisa Bicalho de Sousa
Patricia dos Reis Paiva
Paulo Rená
Regina Lúcia Sucupira Pedroza
Roberto Ramos de Aguiar
Sara da Nova Quadros Côrtes
Soraia da Rosa Mendes
NEV/USP – Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo
Fundado em 1987, o NEV/USP desenvolve pesquisa e relatório sobre as relações entre violência, democracia e Diretos Humanos. No tema específico de Classificação Indicativa, o Prof. Paulo Sérgio Pinheiro apresentou perante a Assembleia Geral da ONU, em 2006, relatório associando veiculação de conteúdo violento nas mídias com violação indireta dos direitos de crianças e adolescentes. O NEV possui parcerias na USP com os departamentos de Sociologia, Antropologia e Letras Clássicas e Vernáculas, Medicina Preventiva, Filosofia e Teoria do Direito. O Núcleo também sedia o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) Violência, Democracia e Segurança Cidadã.
Área: Direito
Site: http://www.nevusp.org/
Membros:
Coordenação: Sergio Adorno
Coordenação: Nancy Cardia
Coordenação: Maria Fernanda Tourinho Peres
NICA/UFSC – Núcleo Infância, Comunicação, Cultura e Arte
O Núcleo, criado em 1999, dedica-se à relações entre Infância, Mídia, Cultura e Arte, coordenado peal Profa. Dra. Gilka Girardello e a Profa. Dra. Monica Fantin. O Grupo também foi responsável pela organização de eventos específicos na área de Educação e Mídia.
Área: Educação
Site: http://www.nica.ufsc.br/
Membros:
Líder: Gilka Girardello
Líder: Monica Fantin
Alessandra R. Oliveira
Ingrid D. Wiggers
Leandro B. Guimaraes
Telma Anita Piacentini
NIPIAC/UFRJ – Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa na Infância e Adolescência Contemporâneas
Fundado e 1998, e vinculado ao Instituto de Psicologia da UFRJ, o Núcleo desenvolve pesquisas relativas à área de infância, adolescência e comportamento. Alguns dos pesquisadores, como a Dra. Lucia Rabello de Castro co-autoraram obras sobre a relação entre direito, infância, comunicação e consumo.
Área: Psicologia
Site: http://www.psicologia.ufrj.br/nipiac/
Membros:
Coordenação: Cristiana Carneiro
Amana Rocha Mattos
Hebe Signorini Gonçalves
Jacqueline Cavalcanti Chaves
Leila Maria Amaral Ribeiro
Lúcia de Mello e Souza Lehmann
Lucia Rabello de Castro
Luciana Gageiro Coutinho
Maria Regina Maciel
Mônica Botelho Alvim
Renata Alves de Paula Monteiro
Ruth Helena Pinto Cohen
NPCC/USP – Núcleo de Pesquisas em Comunicação e Censura
O NPCC, coordenado pela Profa. Dra. Maria Cristina Castilho Costa, do Departamento de Comunicações e Artes (CCA), tem como um de seus objetivos pesquisar a censura e suas repercussões na produção artística. Para isso, faz uso do Arquivo Miroel Silveira, composto por processos de censura prévia ao teatro paulista entre os anos de 1930 e 1970. O Núcleo realizou em 2010 e 2012 atividades com o DEJUS.
Área: Comunicação
Site: http://www.eca.usp.br/ams/
Membros:
Coordenação: Maria Cristina C. Costa
Liana Maria Salvia Trindade
Maria Cristina C. Costa
Marília Vieira Soares
Mayra Rodrigues Gomes
Roseli Aparecida Fígaro Paulino
ObMid/UFES – Observatório de Mídia
Criado em 2007, e coordenado pelo Prof Edgard Rebouças, o Observatório migrou da Universidade Federal de Pernambuco para a Universidade Federal do Espírito Santo em 2009. O Observatório realiza acompanhamento da mídia com foco no nos direitos humanos.
Área: Comunicação
Site: http://www.ufes.br/observatoriodamidia/
Membros:
Coordenador: Edgard Rebouças
Eliana Marcolino (Fiocruz/ICICT)
Franciani Bernardes
Victor Gentilli (UFES)
Aline Guio Cavaca (Fiocruz/ENSP)
Ana Veloso (Unicap)
Cristhiane Ferreguett (UNEB)
Igor Britto (FDV)
Mariana Martins (UnB)
Ms. Patricia Cunha
Eliana Goulart (médica)
Luma Poletti Dutra (jornalista)
Marcus Vinicius de Souza Vieira (jornalista)
PED/UNB – Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento
O Departamento conta com o LAPSIS, (Laboratórios Integrados de Pós-Graduação e Pesquisa Experimental em Psicologia com Humanos) e embora o centro não seja especializado em infância e comunicação, possui alguns pesquisadores com publicações em áreas correlatas, em particular Dra. Angela Maria Cristina Uchoa de Abreu Branco e Dra. Maria Helena Fávero.
Área: Psicologia
Site: http://www.ip.unb.br/
Membros:
Áderson Luiz Costa Júnior
Ângela Mágda Rodrigues Virgolim
Angela Maria Cristina Uchôa de Abreu Branco (Pesquisadora Colaboradora)
Claisy Maria Marinho de Araújo
Daniele Nunes Henrique Silva
Denise de Souza Fleith
Eliane Maria Fleury Seidl
Elizabeth Queiroz
Gabriela Sousa de Melo Mieto
Larissa Polejack Brambatti
Lucia Helena Cavasin Zabotto Pulino
Maria Auxiliadora da Silva Campos Dessen
Maria Claudia Santos Lopes de Oliveira
Maria Helena Fávero
Mônica Souza Neves Pereira
Regina Lucia Sucupira Pedroza
Silviane Bonaccorsi Barbato
Simone Gonçalves de Lima
Tereza Cristina Cavalcanti Ferreira de Araujo
Wilsa Maria Ramos
PósCom/UFBA – Programa de Pós-graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas
O Programa desenvolve pesquisa na área de comunicação e política, e na área de recepção e análise de conteúdo de produtos audiovisuais, particularmente a linha de pesquisa “Análise de Produtos e Linguagens da Cultura Mediática”.
Área: Comunicação
Site: http://www.poscom.ufba.br/
Membros:
André Lemos
Guilherme Maia
Giovandro Ferreira
Itania Gomes
Jeder Janotti Jr.
José Francisco Serafim
Lia Seixas
Mahomed Bamba
Maria Carmem de Souza
Wilson Gomes
PPGCOM/UFF – Programa de Pós-graduação em Comunicação
O Programa desenvolve pesquisa na área de Cinema, Mídia e Cultura, com destaque para a área de processos políticos e subjetivos da esfera midiática.
Área: Comunicação
Site: http://www.uff.br/ppgcom/
Membros:
Afonso de Albuquerque
Antonio Carlos “Tunico” Amancio
Bruno Roberto Campanella
Carla Fernanda Pereira Barros
Cezar Migliorin
Fabían Núñez
Fernando Morais da Costa
Fernando Resende
João Luiz Vieira
Kleber Mendonça
Marco Antonio Roxo
Maurício de Bragança
PPGCOM/UFMG – Programa de Pós-graduação em Comunicação Social
O Programa desenvolve pesquisas variadas na área de Comunicação, Política e Direito, com destaque para os seguintes grupos de pesquisa: EME – Grupo de Pesquisa em Mídia e Espaço Público; Grupo de Pesquisa Cinema, Televisão e Vídeo; Grupo de Pesquisa em Comunicação, mídia e cultura; GRIS – Grupo de Pesquisa em Imagem e Sociabilidade
Área: Comunicação
Site: http://www.fafich.ufmg.br/dcs/pos-graduacao/grupos-de-pesquisa
Membros:
Coordenação EME: Rousiley Celi Moreira Maia
Coordenação Cinema, Televisão e Vídeo: Maria Regina de Paula Mota
Coordenação Comunicação, mídia e cultura: Simone Maria Rocha
Coordenação GRIS(Grispop) : Vera R. V. FRança
PPGCOM/UFRGS – Programa de Pós-graduação em Comunicação
O Programa desenvolve a linha de pesquisa de “Mediações e representações culturais e políticas”, tendo publicado livro sobre mediação e recepção televisiva na América Latina, sob coordenação do Prof. Dr. Valdir Morigi.
Área: Comunicação
Site: http://www.ufrgs.br/ppgcom/novosite/
Membros:
Karla Muller
Maria Helena Weber
Nilda Jacks
Rudimar Baldissera
Valdir Morigi
PPGPSI/UFRGS – Programa de Pós-graduação em Psicologia Social e institucional
O PPGPSI possui duas linhas de pesquisa coordenadas pelo Prof. Dr. Pedrinho Guareschi que são tangentes ao tema de classificação indicativa: uma se dedica à adicção midiática e suas implicações na formação do ser humano enquanto ser social, e a outra investiga a visibilidade midiática como poder simbólico. Apesar de não ser um centro ou núcleo de pesquisa (e sim pesquisadores em formação organizados em torno de um pesquisador sênior), as linhas do Programa contam com alunos de graduação, especialização, mestrado e doutorado envolvidos no projeto.
Área: Psicologia
Site: http://www.ufrgs.br/ppgpsi/programa/laboratorios/prof.-pedrinho-guareschi
Membros:
Pesquisador sênior: Pedrinho Guareschi
Álvaro Roberto Crespo Merlo
Analice de Lima Palombini
Cleci Maraschin
Edson Luiz André de Sousa
Fernanda Spanier Amador
Henrique Caetano Nardi
Ines Hennigen
Jaqueline Tittoni
Jussara Maria Rosa Mendes
Marta D´Agord
Nair Iracema S. dos Santos
Neuza Guareschi
Rosane Azevedo Neves da Silva
Simone Mainieri Paulon
Simone Zanon Moschen
Tania Mara Galli Fonseca
PPsi/PUC-SP – Programa de Estudos Pós-graduados em Psicologia Social
Este Programa foi o primeiro curso de mestrado e doutorado da área no Brasil (programas criados em 1972 e 1984, respectivamente), e tem forte participação na construção do campo de Psicologia Social no país. As pesquisas desenvolvidas focam-se sobre os problemas sociais brasileiros, e na visão sócio-histórica da adolescência como construção histórica. Dentre seus membros destaca-se a Prof. Dr. Maria da Graça Marchina Gonçalves, responsável pela publicação do estudo “Concepções de Adolescência Veiculadas pela Mídia Brasileira” (2003). Dentre os núcleos em destaque, anota-se: NEGRI – Estudos de gênero, raça e idade; Nupsipo – Núcleo Psicanálise e Política; NUPLIC – Lógicas Institucionais e Coletivas.
Área: Psicologia
Site: http://www.pucsp.br/pos/pssocial/
Membros:
Coordenação: Odair Furtado
Vice-Coordenação: Maria Cristina Gonçalves Vicentin
Coordenação Negri: Fúlvia Rosemberg
Coordenação Nupsipo: Miriam Debieux Rosa
Coordenação Nuplic: Maria Cristina Vicentin
PPsi/UTP – Pós-graduação em Psicologia
Uma das pesquisadoras com maior número de artigos com estudos de recepção de conteúdo audiovisual encontrados pertence a este programa, a Prof. Dra. Paula Inez Cunha Gomide. Não estão claras contudo quais as linhas de pesquisa atuais do Mestrado e Doutorado.
Área: Psicologia
Site: http://www.utp.br/proppe/strictosensu/index.htm
Membros:
Paula Inez Cunha Gomide
PSA/USP – Departamento de Psicologia da Aprendizagem, do Desenvolvimento e da Personalidade
O departamento conta com expressiva produção acadêmica, e com pelo três laboratórios relacionados ao tema de classificação indicativa: Laboratório de Estudos da Criança – LACRI; Laboratório de Estudos e Pesquisas Psicanalíticas e Educacionais Sobre a Infância – LEPS; e Grupo de Estudos de História Aplicada à Infância – GEHPAI. Ao todo, o departamento conta com 24 Docentes, sendo 15 Doutores, 5 Associados e 4 Titulares
Membros:
Ana Maria Loffredo
Audrey Setton Lopes de Souza
Eda Marconi Custódio
Fraulein Vidigal de Paula
Henriette Tognetti Penha Morato
Iraí Cristina Boccato Aves
José Leon Crochik
Laura Villares de Freitas
Lineu Norio Kohatsu
Lino de Macedo
Maria Cristina Machado Kupfer
Maria Isabel da Silva Leme
Maria Júlia Kovács
Maria Luisa Sandoval Schmidt
Maria Thereza Costa Coelho de Souza
Marie Claire Sekkel
Marilene Proença Rebello de Souza
Marlene Guirado
Paulo Albertini
Paulo César Endo
Pedro Fernando da Silva
Rogério Lerner
Walquiria Fonseca Duarte
Yves Joel Jean Marie Rodolpho de La Taille
Instituições de perfil não-governamental
Conectas
Ong fundada em 2001 em São Paulo para promoção dos direitos humanos e do Estado Democrático de Direito. Tem status consultivo junto à Organização das Nações Unidas (ONU) e dispõe de status de observador na Comissão Africana de Direitos Humanos e dos Povos.
Site: http://www.conectas.org/
Midiativa
Criada em 2002, a instituição atua nas áreas da Comunicação, Cultura e da Educação, com foco em identificar elementos da produção audiovisual para criança e jovens, parâmetros de qualidade, conteúdos criativos e interação com educadores para debate de conteúdos audiovisuais em sala de aula
Site: http://www.midiativa.tv/
Safernet Brasil
A Safernet Brasil é uma NGO fundada em 2005 voltada originalmente para o combate à pornografia infantil na Internet brasileira, e que expandiu sua atuação nos anos seguintes na área geral de crimes e violações aos Direitos Humanos na Internet. Apesar de sua atuação não se ater no presente ao processo de classificação indicativa (que não se aplica até o momento sobre o conteúdo veiculado na Internet), a instituição tem publicado importantes relatórios sobre o uso de crianças e adolescentes na internet, no ambiente educacional, e no consumo de conteúdo de Tv e jogos no cross-media.
Site: http://www.safernet.org.br/site/
Empresas
Singular Arquitetura de Mídia
Apesar de não ser um centro de pesquisa nem uma ONG, esta empresa de consultoria e pesquisa em conteúdo de mídias pode ser de interesse ao tema da classificação indicativa. Coordenada por Beth Carmona e Geraldo Leite, que dentre suas atividades paralelas participaram na direção da TV Cultura e em Ongs como a Midiativa, a empresa é especializada na área de pesquisa de consumo de mídia.
Site: http://www.sing.com.br/
Possível contribuição: Fonte geradora de pesquisa qualitativa relacionado ao consumo e usos do processo de classificação indicativa no Brasil
Grupo de Pesquisa Criminologia Crítica
Grupo não filiado à uma instituição, destinado ao desenvolvimento de pesquisas na área da Política Criminal tendo por base o referencial teórico da Criminologia Crítica. Suas publicações são focadas no acompanhamento das reformas legislativas latino-americanas que objetivem o controle da violência e o respeito aos Direitos Humanos e Humanitários. Dentre as publicações destaca-se a obra “Criminologia e Cinema, perspectivas sobre o Controle Social”
Site: http://www.criminologiacritica.com.br/quem-somos/
Organizado por menção direta à tema de pesquisa
Sobre o tema da regulamentação (N=62)
14. O estudo global da UNESCO sobre violência na mídia : Relatório apresentado ao diretor-geral da UNESCO / Jo Groebel IN (Carsson & Fellizen, 1999b)
2. Os Direitos da Criança e a Mídia: Conciliando Proteção e Participação / Paulo David IN (Carlsson & Feilitzen, 1999)
20. A Convenção Está Viva O Dia Internacional de Rádio e TV da Criança, Criado pelo UNICEF,e o Site Voices of Youth (Vozes da Juventude) / Francis Mead . IN (Carlsson & Feilitzen, 1999)
21. Regulamentos e medidas relativas à mídia visual e à proteção à criança : Uma visão geral da Europa, América do Norte, Austrália e Japão / Titti Forsslund IN (Carsson & Fellizen, 1999b)
22. Avaliação da viabilidade de um consenso global para a política da televisão / Joanne M. Lisosky . IN (Carsson & Fellizen, 1999b)
3. Crianças e influências nocivas da mídia : O significado da Convenção da ONU / Thomas Hammarberg IN (Carsson & Fellizen, 1999b)
32. Sou Criança, mas Também Tenho meus Direitos! / Mimi Brazeau IN (Carlsson & Feilitzen, 1999)
4. A criança e a mídia : Relatório do Comitê da ONU para os Direitos da Criança / Thomas Hammarberg IN (Carsson & Fellizen, 1999b)
40. A Informação e os Direitos da Criança: o Desafio do Engajamento da Mídia /Mike Jempson e Bill Novis (FIJ) IN (Carlsson & Feilitzen, 1999)
A campanha Ética na TV e o conteúdo da programação televisiva? / Orlando Fantazzini e Pedrinho Guareschi IN (CHAGAS, ROMÃO & LEAL, 2006)
A classificação indicativa sob o paradigma dos direitos humanos / Guilherme Canela IN (CHAGAS, ROMÃO & LEAL, 2006)
A Nova Classificação Indicativa no Brasil: construção democrática de um modelo / José Ediardp Elias Romão IN (CHAGAS, ROMÃO & LEAL, 2006)
AGÊNCIA DE NOTÍCIAS DOS DIREITOS DA INFÂNCIA. Regulação de mídia e direitos das crianças e adolescentes: uma análise em 14 países latino-americanos, sob a perspectiva da promoção e proteção. Brasília: ANDI, 2008.
Analista de classificação indicativa: história, desafios e perspectivas / Juliana Cézar Nunes e Maria Celvas Bispo Reis IN (CHAGAS, ROMÃO & LEAL, 2006)
ANDI, A. de N. dos D. da I. (2011). Infância e Comunicação – Referências para o Marco Legal e as Políticas Públicas Brasileiras.
“ANDI; REDE ANDI AMÉRICA LATINA, SAVE THE CHILDREN SUÉCIA. Regulação de Mídia e
Direitos das Crianças e Adolescentes: Uma Análise do Marco Legal de 14 Países Latino-americanos, sob
a Perspectiva da Promoção e Proteção. Brasília: ANDI, 2008.”
Andi. (2011). Estatuto da Criança e do Adolescente – um guia para jornalistas – 2a edição.
Audiências e consultas públicas: mecanismos de participação cidadã no processo de classificação indicativa / Anderson Alarcon IN (CHAGAS, ROMÃO & LEAL, 2006)
Canela, G. (2006). A Classificação Indicativa sob o Paradigma dos Direitos Humanos. Intercom.
Cap 4. A experiência da regulamentação das campanhas publicitárias de cigarro como subsídio para a comunicação de alimentos direcionados ao público infantil no brasil / Paulo Alan Deslandes Fragoso IN (ANDI & ALANA, 2009)
Carlsson, U., & Feilitzen, C. Von. (1999). A criança e a mídia?: Imagem, educação e participação. Brasilia: Unesco.
CARNEIRO, V. L. Q. . Participação da criança na mídia: direitos e desrespeitos. Participação (UnB), v. 21, p. 52-60, 2012.
Carsson, U., & Feilitzen, C. von. (1999). A criança e a violência na mídia. Brasília: Unesco.
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Sobre o tema de Estudos de Recepção (N=74)
1. Prefácio I — Crianças, mídia e violência / Henrikas Yushkiavitshus IN (Carsson & Fellizen, 1999b)
10. Criança, mídia e agressão : Situação da pesquisa na Austrália e Nova Zelândia / Kevin Durkin & Jason Low IN (Carsson & Fellizen, 1999b)
11. Lutando contra a violência na televisão : Um estudo de caso israelense / Dafna Lemish IN (Carsson & Fellizen, 1999b)
12. O que sabemos da pesquisa européia sobre violência na mídia? / Olga Linné IN (Carsson & Fellizen, 1999b)
13. Por que assistimos à violência na televisão? Pesquisa de campo argentino / Tatiana Merlo-Flores IN (Carsson & Fellizen, 1999b)
14. O estudo global da UNESCO sobre violência na mídia : Relatório apresentado ao diretor-geral da UNESCO / Jo Groebel IN (Carsson & Fellizen, 1999b)
15. A voz das crianças na mídia : Um estudo dos programas de TV infantis na Ásia / Anura Goonasekera IN (Carsson & Fellizen, 1999b)
16. A influência da mídia e o desenvolvimento da ética das crianças chinesas dos centros urbanos / Sun Yunxiao IN (Carsson & Fellizen, 1999b)
17. A criança e a mídia eletrônica : Uma perspectiva australiana / Stephen Nugent IN (Carsson & Fellizen, 1999b)
17. Contra a Violência: Experiências Sensoriais Envolvendo Luz e Visão Educação para a Mídia e Tecnologia Educacional de um Ponto de Vista Latino-Americano / Ismar de Oliveira Soares IN (Carlsson & Feilitzen, 1999)
18. Panorama do rádio e televisão infantil na África do Sul / Nadia Bulbulia IN (Carsson & Fellizen, 1999b)
19. As crianças e a mídia em Flandres : Um breve panorama / Keith Roe IN (Carsson & Fellizen, 1999b)
2. Prefácio II — As crianças merecem qualidade / Nils Gunnar Nilsson IN (Carsson & Fellizen, 1999b)
20. A paisagem da mídia audiovisual no globo / Robert Lamb IN (Carsson & Fellizen, 1999b)
21. Regulamentos e medidas relativas à mídia visual e à proteção à criança : Uma visão geral da Europa, América do Norte, Austrália e Japão / Titti Forsslund IN (Carsson & Fellizen, 1999b)
22. Avaliação da viabilidade de um consenso global para a política da televisão / Joanne M. Lisosky . IN (Carsson & Fellizen, 1999b)
4. A criança e a mídia : Relatório do Comitê da ONU para os Direitos da Criança / Thomas Hammarberg IN (Carsson & Fellizen, 1999b)
5. Juventude e comunicação / Carlos A. Arnaldo & Åna Finnströn IN (Carsson & Fellizen, 1999b)
6. A criança e a violência na tela — Artigos de pesquisa : Introdução / Cecilia von Feilitzen IN (Carsson & Fellizen, 1999b)
7. A criança e a violência na televisão nos EUA / Ellen Wartella, Adriana Olivarez & Nancy Jennings IN (Carsson & Fellizen, 1999b)
8. A natureza e o contexto da violência na televisão americana / Barbara J. Wilson, Dale Kunkel, Dan Linz, W. James Potter,Ed Donnerstein, Stacy L. Smith, Eva Blumenthal, Mike Berry& Joel Federman IN (Carsson & Fellizen, 1999b)
9. Uma análise da pesquisa sobre violência na mídia no Japão / Sachiko Imaizumi Kodaira IN (Carsson & Fellizen, 1999b)
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Sobre o tema da Educação (N=103)
1. Educação para a Mídia, Participação Infantil e Democracia / Cecilia von Feilitzen .IN (Carlsson & Feilitzen, 1999)
10. Algumas Idéias sobre o Desenvolvimento de uma Mídia Favorável à Criança / Mike Jempson IN (Carlsson & Feilitzen, 1999)
12. Educação para a Mídia no Canadá — a Segunda Primavera / Neil Andersen, Barry Duncan & John J. Pungente IN (Carlsson & Feilitzen, 1999)
13. Educação para a Mídia na África do Sul no Final do Século XX O Renascimento da Fênix ou a Morte do Cisne? / Jeanne Prinsloo IN (Carlsson & Feilitzen, 1999)
14. As Crianças Australianas e a Mídia Educação, Participação e Divertimento / Barrie McMahon & Robin Quin IN (Carlsson & Feilitzen, 1999)
15. A Educação para a Mídia na EuropaCom Foco Especial nos Países Nórdicos / Birgitte Tufte IN (Carlsson & Feilitzen, 1999)
16. A Educação para a Mídia e a Produção de Mídia pelos Jovens no Reino Unido / David Buckingham IN (Carlsson & Feilitzen, 1999)
18. Cenário da Mídia em Mudança na Índia Implicações para a Educação para a Mídia / Keval J. Kumar IN (Carlsson & Feilitzen, 1999)
19. A Mídia e Nossas Crianças: A Promessa de Participação / Feny de los Angeles-Bautista IN (Carlsson & Feilitzen, 1999)
20. A Convenção Está Viva O Dia Internacional de Rádio e TV da Criança, Criado pelo UNICEF,e o Site Voices of Youth (Vozes da Juventude) / Francis Mead . IN (Carlsson & Feilitzen, 1999)
25. A Animação na EscolaUm Modelo para o Ensino de Mídia em Todas as Escolas / Erling Ericsson IN (Carlsson & Feilitzen, 1999)
39. Meios de Comunicação: A Favor ou Contra a Educação? / Carlos A. Arnaldo IN (Carlsson & Feilitzen, 1999)
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Cap 10. Televisão, comunicação e educação: uma visualidade crítica / Jaqueline Dalpizzolo, Maria Beatriz Furtado Rahde IN (ANDI & ALANA, 2009)
Cap 11. Informar, formar ou entreter? Os meios de comunicação e a formação de uma juventude crítica e cidadã / Cleymenne Cerqueira, Flavia Da Guia, Janara Sousa IN (ANDI & ALANA, 2009)
Cap 6. Meios de comunicação e o desenvolvimento integral de Crianças e adolescentes · Guilherme Canela IN (ANDI & ALANA, 2009)
Cap 9. Mídia e educação / Regina de Assis IN (ANDI & ALANA, 2009)
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