Para quem desejar mais informações sobre o assunto, disponibilizamos aqui algumas referências e materiais de apoio:

Manuais

  • Guia prático da Classificação Indicativa (2012)
  • Manual da Nova Classificação Indicativa (2006)
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    Campanhas na TV

  • Campanha Não se Engane (2012)
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    Cartilhas e publicações

  • Cartilha Informação e liberdade de escolha (2009), dirigida às famílias, proprietários de vídeo-locadoras e administradores de cinemas
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  • A Classificação Indicativa na Língua Brasileira de Sinais (2009), resultado de estudo da SNJ sobre acessibilidade nos meios de comunicação para pessoas com deficiência auditiva ou surdez
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  • Classificação Indicativa no Brasil: desafios e perspectivas (2006), livro com coletânia de artigos sobre Classificação Indicativa.
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  • Classificação Indicativa: Construindo a cidadania na tela da tevê (2006), livro sobre Classificação Indicativa escrito pela ANDI em parceria com o Ministério da Justiça.
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  • Pesquisa: Radiodifusão de Conteúdo Inadequado, achados relevantes sobre a recepção da Classificação Indicativa no Brasil.
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    Legislação essencial:

  • Constituição da República Federativa do Brasil de 1988
  • Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990)
  • Portaria MJ nº 1.100/2006 (cinema)
  • Portaria SNJ nº 8/2006 (Institui o Manual da Nova Classificação Indicativa)
  • Portaria MJ nº 1.220/2007 (televisão)
  • Portaria SNJ nº 14/2009 (re-exibição de obras seriadas)
  • Portaria MJ nº 3.203, de 08 de outubro de 2010 (mostras e festivais)
  • Nota: Para verificar a legislação completa sobre o tema, acesse o site da classificação indicativa no Ministério da Justiça.

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    Pesquisa acadêmica

    Programação televisiva para crianças e adolescentes: Limites e possibilidades de controle, monografia de Anderson de Oliveira Alarcon e Humberto Quirino, dez/2004.
    Liberdade de expressão e regulamentação da televisão para proteção das crianças e adolescentes : Estudo comparativo do Brasil e outros países, produzido por Toby Mendel – Diretor Executivo do Centro de Direito e Democracia (Centre for Law and Democracy), ONG de direitos humanos.

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    Filmetes

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    [youtube paluTyJQKBg nolink]

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    Centros  de pesquisa:

    Instituições de perfil acadêmico

    CLAVES/FIOCRUZ – Centro Latino-Americano de Estudos de Violência e Saúde Jorge Careli

    O Centro na Fiocruz foi criado em 1989 e tem se dedicado a diversas pesquisas sobre a relação entre mídia e violência. Alguns dos trabalhos dedicam-se ao tema de crianças e adolescentes. Embora não haja no momento pesquisas específicas sobre classificação indicativa, o Centro desempenha um papel central na mediação entre academia e profissionais da saúde. Um dos pesquisadores do centro foi responsável pela publicação do capítulo de “violência na mídia como tema da área pública”, publicado no livro “Mídia e Psicologia” (2009).

    Site: http://www.ensp.fiocruz.br/portal-ensp/departamento/claves

    Membros:

    Coordenação Executiva: Dra. Simone Gonçalves de Assis

    Coordenação Científica: Dra. Maria Cecília de Souza Minayo

    Adalgisa Peixoto Ribeiro

    Ana Elisa Bastos Figueiredo

    Edinilsa Ramos De Souza

    Gabriela Franco Dias Lyra

    Joviana Quintes Avanci

    Kathie Njaine

    Liana Wernersbach Pinto

    Liane Maria Braga Da Silveira

    Luciene Patricia Camara

    Marcelo C. Pereira

    Marcelo Silva Da Motta

    Patricia Constantino

    Paulo Henrique Cruz Lopes

    Queiti Batista

    Romeu Gomes

    Suely Ferreira Deslandes

    CTS Games Studies/FGV-RJ

    O CTS Game Studies é parte do Centro de Tecnologia e Sociedade da FGV, e pesquisa o desenvolvimento de jogos eletrônicos. Seu objetivo é compreender games como um veículo de manifestação comunicativa, artística e cultural. O Grupo tem produzido relatórios extensivos sobre o mercado de games no Brasil, tendo inclusive publicado relatório comentado sobre a atuação do DEJUS na área.

    Área: Direito

    Site: http://direitorio.fgv.br/cts/games

    Membros: Arthur Protasio

    Educamídia/UNB

    O grupo Educamídia, coordenado pela Prof. Dra. Vania Lucia Quintão Carneiro, possui produção ativa e variada no tema de educação, Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes, e suas relações com a mídia. O Grupo possui também trabalhos publicados sobre programação de TV e audiências infanto-juvenis, formação de educadores em comunicação audiovisual, educação a distância, e uso da TV na escola.

    Área: Educação

    Site: http://dgp.cnpq.br/buscaoperacional/detalhegrupo.jsp?grupo=0240708TOFD82V

    Membros:

    Vania Lucia Quintão Carneiro

    Edileuza Penha de Souza

    Rosana Alves de Oliveira

    Milena Rodrigues Fernandes do Rêgo

    Tânia Lúcia Nunes do Nascimento

    Paulo Victor Melo Albuquerque

    GPCV/UNEB – Grupo de Pesquisa Comunidades Virtuais

    Este grupo é coordenado pela Prof. Dra. Lynn Alves, acadêmica que se dedica à área de jogos eletrônicos, educação e infância. A Prof. coordena  diversos grupos de pesquisa no SENAI/BA na Universidade do Estado da Bahia, agrupados dentro de um “ambiente colaborativo” chamado de “comunidades virtuais de aprendizagem”. O Grupo tem projetos na área de desenvolvimento de jogos digitais voltados para educação, com articulação entre discussões teóricas e prática.

    Área: Educação

    Site: http://www.comunidadesvirtuais.pro.br/

    Membros:

    Coordenação: Lynn Rosalina Gama Alves

    Camila Santana

    Eduardo José Santos Borges

    Esteban Walter Gonzalez Clua

    Filomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro Moita

    Giulia Andione Rebouças Fraga

    Isa Beatriz da Cruz Neves

    Jacqueline Márcia Leal da Silva

    Jodeilson Mafra Martins

    Josemar Rodriguies de Souza

    Juliana Santana Moura

    Marlene de Alencar Dutra

    Mary Valda Souza Sales

    Obdália Santana Ferraz Silva

    Romero Moura Junior

    Tânia Maria Hetkowski

    Velda Gama Alves Torres

    GPICC/UERJ – Grupo de Pesquisa Infância e Cultura Contemporânea

    O Grupo é vinculado à Pós-graduação em Educação da UERJ e se interessa por experiências infantis contemporânea, políticas de produção cultural para infância e produção cultural voltada para o público infantil. O grupo é coordenado pela Profa. Dra. Rita Ribes Pereira.

    Área: Educação

    Site: http://www.gpicc.pro.br/

    Membros:

    Eunice Muruet Luna

    Nélia Mara Rezende Macedo

    Núbia de Oliveira Santos

    Patrícia Alves Dias

    Rita Ribes Pereira

    Tatiana Cristina Vasconcelos

    GPVC/UFRGS – Grupo de Pesquisa Violência e Cidadania

    Criado em 1995 e vinculado ao Programa de Pós-graduação em Sociologia, o grupo produz pesquisa teórica e aplicada sobre a temática da violência, assim como a promoção da cidadania no Brasil.

    Área: Sociologia

    Site: http://www.ufrgs.br/violenciaecidadania/

    Membros:

    Coordenador: José Vicente Tavares dos Santos

    Coordenador: Alex Niche Teixeira

    Adolar Koch

    Aline Winter Sudbrack

    Beatriz Morem da Costa

    César Barreira

    Dani Rudnicki

    Eduardo Nunes Jacondino

    Fábio Duarte Fernandes

    Helena Gomes Bonumá

    Laura Fernanda Zacher

    Leni Beatriz Correia Colares

    Letícia Maria Schabbach

    Ligia Mori Madeira

    Luiz Antônio Bogo Chies

    Maíra Baumgarten Corrêa

    Marcelo Ottoni Durante

    Mauricio Bastos Russo

    Melissa de Mattos Pimenta

    Naldson Ramos da Costa

    Renato Sérgio de Lima

    Rochele Fellini Fachinetto

    Rodrigo Ghiringhelli de Azevedo

    Rosimeri Aquino da Silva

    Sérgio Roberto Abreu

    Simone Rodrigues Ruduit Garcia

    Umberto Guaspari Sudbrack

    GRIM/UFC – Grupo de Pesquisa da Relação Infância, Adolescência e Mídia

    Criado em 2002, o GRIM, sob a coordenação da Prof. Dra. Ines Silvia Vitorino Sampaio, reúne pesquisadores das áreas de Comunicação, Psicologia, Ciências Sociais, Educação e Direito com interesse na relação entre Infância, Adolescência e Mídia. Na área específica de Classificação Indicativa, o grupo publicou sobre o tema extensamente entre 2006 e 2008. Atualmente o grupo dedica-se mais ao estudo da relação entre políticas da comunicação e direitos da criança e adolescente.

    Área: Comunicação

    Sitehttp://www.grim.ufc.br/

    Membros:

    Alexandre Almeida Barbalho

    Andréa Pinheiro Paiva Cavalcante

    Deisimer Gorczevski

    Inês Vitorino Sampaio

    GRUPEM/PUC-RIO – Grupo de Pesquisa em Educação e Mídia

    Criado em 2001, e vinculado ao Programam de Pós-graduação em Educação, o Grupo se interessa pela relação entre mídia, criança, adolescentes e professores. Os projetos do Grupo referem-se à relação de jovens com o cinema, as mídias em geral, e a linguagem da imagem em movimento na construção do conhecimento.

    Área: Educação

    Site: http://grupem.pro.br/

    Membros:

    Jane Fischer Barros

    lana Eleá Santiago

    Maria Cristina Monteiro Pereira de Carvalho

    Maria Inês de Carvalho Delorme

    Rosalia Maria Duarte

    IPsi/UFRGS – Instituto de Psicologia

    O Instituto de Psicologia da UFGRS agrega um numero de centros e laboratórios com atividades correlatas ao processo de classificação indicativa, dentre eles o  “CONVIVA – Núcleo de Estudos em Construção de Valores, Identidade e Violência na Adolescência”, coordenado pela Profa. Dra. Clary Milnitsky-Sapiro,  o “NEPA – Núcleo de Estudos e Pesquisa em Adolescência”, coordenado pela Profa. Dra. Débora Dalbosco Dell’Aglio.

    Área: Psicologia

    Site: http://www.ufrgs.br/psicologia/nucleos-e-laboratorios

    Membros:

    Coordenadora NEPA: Profa. Dra. Débora Dalbosco Dell’Aglio

    Coordenadora CONVIVA: Clary Milntsky-Sapiro

    Aline Cardoso Siqueira

    Almerindo Boff

    Ana Paula Granzotto

    Bruno C. Dias

    Gabriel Medeiros Escobar

    Lirene Finkler

    Luciana Fernandes Marques

    Samara Silva dos Santos

    Valmir Vasconcelos

    Veleda Maria Dobke

    Vitória Cherfên

    LaPCOM/UNB – Laboratório de Políticas de Comunicação

    Criado em 1991, o LaPCom é vinculado ao Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília. O Laboratório participa das discussões sobre as políticas de comunicação e a possível elaboração de um novo marco legal para as comunicações no Brasil. Três dos atuais membros do LaPCOM contribuíram em publicações anteriores do SNJ: os professores Murilo César Ramos, Fernando O. Paulino, e Sayonara Leal.

    Área: Comunicação

    Site: http://www.lapcom.unb.br/

    Membros:

    Coordenação: Elen Cristina Geraldes

    Pesquisador sênior: Murilo César Oliveira Ramos

    Carlos Eduardo Esch

    César Ricardo Siqueira Bolaño

    Fernando Oliveira  Paulino

    Mariana Martins de Carvalho

    Nélia Rodrigues Del Bianco

    Rodrigo Garcia V. Braz

    Sayonara de Amorim Gonçalvez Leal

    LapSocial/UNB – Laboratório de Psicologia Social

    O LapSocial é coordenado pela Prof. Dra. Angela Maria de Oliveira Almeida e apresenta publicações sobre o desenvolvimento social da adolescência dentro da perspectiva da Psicologia do Desenvolvimento, e sua relação com a mídia.

    Área: Psicologia

    Site: http://www.ceam.unb.br/oj/pesquisadores

    Membros:

    Leila Chalub Martins

    Ana Maria Nogales

    Maria de Fátima Makiuchi

    Wivian Weller

    Maria da Conceição Silva Freitas

    Lavínia Galvão

    Martita Ghirlanda

    LISA/USP – Laboratório de Imagem e Som em Antropologia

    O Laboratório em Antropologia, na Universidade de São Paulo, atua no campo da Antropologia Visual e da Etnomusicologia.

    Área: Antropologia

    Site: http://www.lisa.usp.br/

    Membros:

    Coordenação: Sylvia Caiuby Novaes

    Alexandre Kishimoto

    [email protected]

    Ana Lúcia Marques Camargo Ferraz

    Andréa Cláudia Miguel Marques Barbosa

    Aristóteles Barcelos Neto

    Caio Pompeia

    Edgar Teodoro da Cunha

    Fatima Toledo

    Francirosy Campos Barbosa Ferreira

    Joon Ho Kim

    Lílian Sagio Cezar

    Maíra Santi Bühler

    Miriam Lifchitz Moreira Leite

    NCE/USP – Núcleo de Comunicação e Educação

    Coordenado pelo Prof. Dr. Ismar de Oliveira Soares, o NCE atua na área de Educomunicação. O campo de conhecimento de Educomunicação compreende a interação entre comunicação e educação, sendo o NCE responsável por importantes mídias e cursos de formação de professores à distância. Há ainda uma ênfase do grupo na formação e reciclagem de professores com auxílio de novas mídias.

    Área: Educomunicação

    Site: http://www.usp.br/nce/

    Membros:

    Coordenação: Dr. Ismar de Oliveira Soares

    Adilson Citelli

    Liana Gottlieb

    Maria Cristina Castilho Costa

    Marília Franco

    NEJUSCA/UFSC – Núcleo de Estudos jurídicos e sociais da Criança e do Adolescente

    O Núcleo desenvolve pesquisas na área do Estatuto da Criança e do Adolescente, e apesar de não ter publicações especificas na área de mídia e comunicação, tem publicações na área de Direito e Infância.

    Área: Direito

    Site: http://www.ccj.ufsc.br/nucleos/nejusca.html

    Membros:

    Coordenação: Josiane Rose Petry Veronese

    NEMES/UFRGS — Núcleo de Estudos de Mídia, Educação e Subjetividade

    Vinculado ao programa de Pós-graduação em Educação, o Núcleo se dedica ao estudo da relação entre cultura midiática, infância, e mídia-educação.

    Área: Educação

    Site: http://www.ufrgs.br/nemes/

    Membros:

    Coordenação: Rosa Maria Bueno Fischer

    Coordenação: Gilka Girardello [É também professora da UFSC, classificada como Nica]

    Carmen Backes

    Celina Nunes Alcântara

    Celso Vitelli

    Eliana Dable de Mello

    Fabiana de Amorim Marcello

    Fernando Favaretto

    Gustavo Andrada Bandeira

    Leila Mury Bergmann

    Luciana Gruppelli Loponte

    Luciane Uberti

    Roselene Gurski

    Ruth Sabat

    Sara Alves Feitosa

    Saraí Schmidt

    Suzana Feldens Schwertner

    NEP/UNB – Núcleo para a Paz e os Direitos Humanos

    Criado em 1986, o Núcleo tem quatro linhas de pesquisa: educação em direitos humanos pautada em perspectiva emancipatória; direito achado na rua; direitos humanos e cidadania; e  democracia participativa, justiça e cidadania. Destaque para o eixo temático “Direito e Comunicação”

    Área: Direito

    Site: http://www.fd.unb.br/index.php?option=com_content&view=article&id=634&Itemid=2962

    Membros:

    Adriana Andrade Miranda

    Alayde Avelar Freire Sant’Anna

    Alexandre Bernardino Costa

    Carolina Tokarsky

    Cléria Botelho Costa

    Cristiano Paixão

    Eneida Dultra

    Fabiana Gorenstein

    Flávia Tavares Beleza

    José Eduardo Elias Romão

    José Geraldo de Sousa Junior

    Judith Karine Cavalcanti Santos

    Márcia Melo Martins Kuyumjian

    Maria Salete Kern Machado

    Marilson dos Santos Santana

    Nair Heloisa Bicalho de Sousa

    Patricia dos Reis Paiva

    Paulo Rená

    Regina Lúcia Sucupira Pedroza

    Roberto Ramos de Aguiar

    Sara da Nova Quadros Côrtes

    Soraia da Rosa Mendes

    NEV/USP – Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo

    Fundado em 1987, o NEV/USP desenvolve pesquisa e relatório sobre as relações entre violência, democracia e Diretos Humanos. No tema específico de Classificação Indicativa, o Prof. Paulo Sérgio Pinheiro apresentou perante a Assembleia Geral da ONU, em 2006, relatório associando veiculação de conteúdo violento nas mídias com violação indireta dos direitos de crianças e adolescentes. O NEV possui parcerias na USP com os departamentos de Sociologia, Antropologia e Letras Clássicas e Vernáculas, Medicina Preventiva, Filosofia e Teoria do Direito. O Núcleo também sedia o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) Violência, Democracia e Segurança Cidadã.

    Área: Direito

    Site: http://www.nevusp.org/

    Membros:

    Coordenação: Sergio Adorno

    Coordenação: Nancy Cardia

    Coordenação: Maria Fernanda Tourinho Peres

    NICA/UFSC – Núcleo Infância, Comunicação, Cultura e Arte

    O Núcleo, criado em 1999, dedica-se à relações entre Infância, Mídia, Cultura e Arte, coordenado peal Profa. Dra. Gilka Girardello e a Profa. Dra. Monica Fantin. O Grupo também foi responsável pela organização de eventos específicos na área de Educação e Mídia.

    Área: Educação

    Site: http://www.nica.ufsc.br/

    Membros:

    Líder: Gilka Girardello

    Líder: Monica Fantin

    Alessandra R. Oliveira

    Ingrid D. Wiggers

    Leandro B. Guimaraes

    Telma Anita Piacentini

    NIPIAC/UFRJ – Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa na Infância e Adolescência Contemporâneas

    Fundado e 1998, e vinculado ao Instituto de Psicologia da UFRJ, o Núcleo desenvolve pesquisas relativas à área de infância, adolescência e comportamento. Alguns dos pesquisadores, como a Dra. Lucia Rabello de Castro co-autoraram obras sobre a relação entre direito, infância, comunicação e consumo.

    Área: Psicologia

    Site: http://www.psicologia.ufrj.br/nipiac/

    Membros:

    Coordenação: Cristiana Carneiro

    Amana Rocha Mattos

    Hebe Signorini Gonçalves

    Jacqueline Cavalcanti Chaves

    Leila Maria Amaral Ribeiro

    Lúcia de Mello e Souza Lehmann

    Lucia Rabello de Castro

    Luciana Gageiro Coutinho

    Maria Regina Maciel

    Mônica Botelho Alvim

    Renata Alves de Paula Monteiro

    Ruth Helena Pinto Cohen

    NPCC/USP – Núcleo de Pesquisas em Comunicação e Censura

    O NPCC, coordenado pela Profa. Dra. Maria Cristina Castilho Costa, do Departamento de Comunicações e Artes (CCA), tem como um de seus objetivos pesquisar a censura e suas repercussões na produção artística. Para isso, faz uso do Arquivo Miroel Silveira, composto por processos de censura prévia ao teatro paulista entre os anos de 1930 e 1970. O Núcleo realizou em 2010 e 2012 atividades com o DEJUS.

    Área: Comunicação

    Site: http://www.eca.usp.br/ams/

    Membros:

    Coordenação: Maria Cristina C. Costa

    Liana Maria Salvia Trindade

    Maria Cristina C. Costa

    Marília Vieira Soares

    Mayra Rodrigues Gomes

    Roseli Aparecida Fígaro Paulino

    ObMid/UFES – Observatório de Mídia

    Criado em 2007, e coordenado pelo Prof Edgard Rebouças, o Observatório migrou da Universidade Federal de Pernambuco para a Universidade Federal do Espírito Santo em 2009. O Observatório realiza acompanhamento da mídia com foco no nos direitos humanos.

    Área: Comunicação

    Site: http://www.ufes.br/observatoriodamidia/

    Membros:

    Coordenador: Edgard Rebouças

    Eliana Marcolino (Fiocruz/ICICT)

    Franciani Bernardes

    Victor Gentilli (UFES)

    Aline Guio Cavaca (Fiocruz/ENSP)

    Ana Veloso (Unicap)

    Cristhiane Ferreguett (UNEB)

    Igor Britto (FDV)

    Mariana Martins (UnB)

    Ms. Patricia Cunha

    Eliana Goulart (médica)

    Luma Poletti Dutra (jornalista)

    Marcus Vinicius de Souza Vieira (jornalista)

    PED/UNB – Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento

    O Departamento conta com o LAPSIS, (Laboratórios Integrados de Pós-Graduação e Pesquisa Experimental em Psicologia com Humanos) e embora o centro não seja especializado em infância e comunicação, possui alguns pesquisadores com publicações em áreas correlatas, em particular Dra. Angela Maria Cristina Uchoa de Abreu Branco e Dra. Maria Helena Fávero.

    Área: Psicologia

    Site: http://www.ip.unb.br/

    Membros:

    Áderson Luiz Costa Júnior

    Ângela Mágda Rodrigues Virgolim

    Angela Maria Cristina Uchôa de Abreu Branco (Pesquisadora Colaboradora)

    Claisy Maria Marinho de Araújo

    Daniele Nunes Henrique Silva

    Denise de Souza Fleith

    Eliane Maria Fleury Seidl

    Elizabeth Queiroz

    Gabriela Sousa de Melo Mieto

    Larissa Polejack Brambatti

    Lucia Helena Cavasin Zabotto Pulino

    Maria Auxiliadora da Silva Campos Dessen

    Maria Claudia Santos Lopes de Oliveira

    Maria Helena Fávero

    Mônica Souza Neves Pereira

    Regina Lucia Sucupira Pedroza

    Silviane Bonaccorsi Barbato

    Simone Gonçalves de Lima

    Tereza Cristina Cavalcanti Ferreira de Araujo

    Wilsa Maria Ramos

    PósCom/UFBA – Programa de Pós-graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas

    O Programa desenvolve pesquisa na área de comunicação e política, e na área de recepção e análise de conteúdo de produtos audiovisuais, particularmente a linha de pesquisa “Análise de Produtos e Linguagens da Cultura Mediática”.

    Área: Comunicação

    Site: http://www.poscom.ufba.br/

    Membros:

    André Lemos

    Guilherme Maia

    Giovandro Ferreira

    Itania Gomes

    Jeder Janotti Jr.

    José Francisco Serafim

    Lia Seixas

    Mahomed Bamba

    Maria Carmem de Souza

    Wilson Gomes

    PPGCOM/UFF – Programa de Pós-graduação em Comunicação

    O Programa desenvolve pesquisa na área de Cinema, Mídia e Cultura, com destaque para a área de processos políticos e subjetivos da esfera midiática.

    Área: Comunicação

    Site: http://www.uff.br/ppgcom/

    Membros:

    Afonso de Albuquerque

    Antonio Carlos “Tunico” Amancio

    Bruno Roberto Campanella

    Carla Fernanda Pereira Barros

    Cezar Migliorin

    Fabían Núñez

    Fernando Morais da Costa

    Fernando Resende

    João Luiz Vieira

    Kleber Mendonça

    Marco Antonio Roxo

    Maurício de Bragança

    PPGCOM/UFMG – Programa de Pós-graduação em Comunicação Social

    O Programa desenvolve pesquisas variadas na área de Comunicação, Política e Direito, com destaque para os seguintes grupos de pesquisa: EME – Grupo de Pesquisa em Mídia e Espaço Público; Grupo de Pesquisa Cinema, Televisão e Vídeo; Grupo de Pesquisa em Comunicação, mídia e cultura; GRIS – Grupo de Pesquisa em Imagem e Sociabilidade

    Área: Comunicação

    Site: http://www.fafich.ufmg.br/dcs/pos-graduacao/grupos-de-pesquisa

    Membros:

    Coordenação EME: Rousiley Celi Moreira Maia

    Coordenação Cinema, Televisão e Vídeo: Maria Regina de Paula Mota

    Coordenação Comunicação, mídia e cultura: Simone Maria Rocha

    Coordenação GRIS(Grispop) : Vera R. V. FRança

    PPGCOM/UFRGS – Programa de Pós-graduação em Comunicação

    O Programa desenvolve a linha de pesquisa de “Mediações e representações culturais e políticas”, tendo publicado livro sobre mediação e recepção televisiva na América Latina, sob coordenação do Prof. Dr. Valdir Morigi.

    Área: Comunicação

    Site: http://www.ufrgs.br/ppgcom/novosite/

    Membros:

    Karla Muller

    Maria Helena Weber

    Nilda Jacks

    Rudimar Baldissera

    Valdir Morigi

    PPGPSI/UFRGS – Programa de Pós-graduação em Psicologia Social e institucional

    O PPGPSI possui duas linhas de pesquisa coordenadas pelo Prof. Dr. Pedrinho Guareschi que são tangentes ao tema de classificação indicativa: uma se dedica à adicção midiática e suas implicações na formação do ser humano enquanto ser social, e a outra investiga a visibilidade midiática como poder simbólico. Apesar de não ser um centro ou núcleo de pesquisa (e sim pesquisadores em formação organizados em torno de um pesquisador sênior), as linhas do Programa contam com alunos de graduação, especialização, mestrado e doutorado envolvidos no projeto.

    Área: Psicologia

    Site: http://www.ufrgs.br/ppgpsi/programa/laboratorios/prof.-pedrinho-guareschi

    Membros:

    Pesquisador sênior: Pedrinho Guareschi

    Álvaro Roberto Crespo Merlo

    Analice de Lima Palombini

    Cleci Maraschin

    Edson Luiz André de Sousa

    Fernanda Spanier Amador

    Henrique Caetano Nardi

    Ines Hennigen

    Jaqueline Tittoni

    Jussara Maria Rosa Mendes

    Marta D´Agord

    Nair Iracema S. dos Santos

    Neuza Guareschi

    Rosane Azevedo Neves da Silva

    Simone Mainieri Paulon

    Simone Zanon Moschen

    Tania Mara Galli Fonseca

    PPsi/PUC-SP – Programa de Estudos Pós-graduados em Psicologia Social

    Este Programa foi o primeiro curso de mestrado e doutorado da área no Brasil (programas criados em 1972 e 1984, respectivamente), e tem forte participação na construção do campo de Psicologia Social no país. As pesquisas desenvolvidas focam-se sobre os problemas sociais brasileiros, e na visão sócio-histórica da adolescência como construção histórica. Dentre seus membros destaca-se a Prof. Dr. Maria da Graça Marchina Gonçalves,  responsável pela publicação do estudo “Concepções de Adolescência Veiculadas pela Mídia Brasileira” (2003). Dentre os núcleos em destaque, anota-se: NEGRI – Estudos de gênero, raça e idade; Nupsipo – Núcleo Psicanálise e Política; NUPLIC – Lógicas Institucionais e Coletivas.

    Área: Psicologia

    Site: http://www.pucsp.br/pos/pssocial/

    Membros:

    Coordenação: Odair Furtado

    Vice-Coordenação: Maria Cristina Gonçalves Vicentin

    Coordenação Negri: Fúlvia Rosemberg

    Coordenação Nupsipo: Miriam Debieux Rosa

    Coordenação Nuplic: Maria Cristina Vicentin

    PPsi/UTP – Pós-graduação em Psicologia

    Uma das pesquisadoras com maior número de artigos com estudos de recepção de conteúdo audiovisual encontrados pertence a este programa, a Prof. Dra. Paula Inez Cunha Gomide. Não estão claras contudo quais as linhas de pesquisa atuais do Mestrado e Doutorado.

    Área: Psicologia

    Site: http://www.utp.br/proppe/strictosensu/index.htm

    Membros:

    Paula Inez Cunha Gomide

    PSA/USP  – Departamento de Psicologia da Aprendizagem, do Desenvolvimento e da Personalidade

    O departamento conta com expressiva produção acadêmica, e com pelo três laboratórios relacionados ao tema de classificação indicativa: Laboratório de Estudos da Criança – LACRI; Laboratório de Estudos e Pesquisas Psicanalíticas e Educacionais Sobre a Infância – LEPS; e Grupo de Estudos de História Aplicada à Infância – GEHPAI. Ao todo, o departamento conta com 24 Docentes, sendo 15 Doutores, 5 Associados e 4 Titulares

    Site: http://www.ip.usp.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=376%3Aapresentacao&catid=172&Itemid=53&lang=pt

    Membros:

    Ana Maria Loffredo

    Audrey Setton Lopes de Souza

    Eda Marconi Custódio

    Fraulein Vidigal de Paula

    Henriette Tognetti Penha Morato

    Iraí Cristina Boccato Aves

    José Leon Crochik

    Laura Villares de Freitas

    Lineu Norio Kohatsu

    Lino de Macedo

    Maria Cristina Machado Kupfer

    Maria Isabel da Silva Leme

    Maria Júlia Kovács

    Maria Luisa Sandoval Schmidt

    Maria Thereza Costa Coelho de Souza

    Marie Claire Sekkel

    Marilene Proença Rebello de Souza

    Marlene Guirado

    Paulo Albertini

    Paulo César Endo

    Pedro Fernando da Silva

    Rogério Lerner

    Walquiria Fonseca Duarte

    Yves Joel Jean Marie Rodolpho de La Taille

    Instituições de perfil não-governamental

    Conectas

    Ong fundada em 2001 em São Paulo para promoção dos direitos humanos e do Estado Democrático de Direito. Tem status consultivo junto à Organização das Nações Unidas (ONU) e dispõe de status de observador na Comissão Africana de Direitos Humanos e dos Povos.

    Site: http://www.conectas.org/

    Midiativa

    Criada em 2002, a instituição atua nas áreas da Comunicação, Cultura e da Educação, com foco em identificar   elementos da produção audiovisual para criança e jovens, parâmetros de qualidade, conteúdos criativos e interação com educadores para debate de conteúdos audiovisuais em sala de aula

    Site: http://www.midiativa.tv/

    Safernet Brasil

    A Safernet Brasil é uma NGO fundada em 2005 voltada originalmente para o combate à pornografia infantil na Internet brasileira, e que expandiu sua atuação nos anos seguintes na área geral de crimes e violações aos Direitos Humanos na Internet. Apesar de sua atuação não se ater no presente ao processo de classificação indicativa (que não se aplica até o momento sobre o conteúdo veiculado na Internet), a instituição tem publicado importantes relatórios sobre o uso de crianças e adolescentes na internet, no ambiente educacional, e no consumo de conteúdo de Tv e jogos no cross-media.

    Site: http://www.safernet.org.br/site/

    Empresas

    Singular Arquitetura de Mídia

    Apesar de não ser um centro de pesquisa nem uma ONG, esta empresa de consultoria e pesquisa em conteúdo de mídias pode ser de interesse ao tema da classificação indicativa. Coordenada por Beth Carmona e Geraldo Leite, que dentre suas atividades paralelas participaram na direção da TV Cultura e em Ongs como a Midiativa, a empresa é especializada na área de pesquisa de consumo de mídia.

    Site: http://www.sing.com.br/

    Possível contribuição: Fonte geradora de pesquisa qualitativa relacionado ao consumo e usos do processo de classificação indicativa no Brasil

    Grupo de Pesquisa Criminologia Crítica

    Grupo não filiado à uma instituição, destinado ao desenvolvimento de pesquisas na área da Política Criminal tendo por base o referencial teórico da Criminologia Crítica.  Suas publicações são focadas no acompanhamento das reformas legislativas latino-americanas que objetivem o controle da violência e o respeito aos Direitos Humanos e Humanitários. Dentre as publicações destaca-se a obra “Criminologia e Cinema, perspectivas sobre o Controle Social”

    Site: http://www.criminologiacritica.com.br/quem-somos/

    Organizado por menção direta à tema de pesquisa

    Sobre o tema da regulamentação (N=62)

    14.  O estudo global da UNESCO sobre violência na mídia : Relatório apresentado ao diretor-geral da UNESCO / Jo Groebel  IN (Carsson & Fellizen, 1999b)

    2.     Os Direitos da Criança e a Mídia: Conciliando Proteção e Participação / Paulo David IN (Carlsson & Feilitzen, 1999)

    20.  A Convenção Está Viva O Dia Internacional de Rádio e TV da Criança, Criado pelo UNICEF,e o Site Voices of Youth  (Vozes da Juventude) / Francis Mead . IN (Carlsson & Feilitzen, 1999)

    21.  Regulamentos e medidas relativas  à  mídia visual e  à proteção  à criança : Uma visão geral da Europa, América do Norte, Austrália e Japão / Titti Forsslund  IN (Carsson & Fellizen, 1999b)

    22.  Avaliação da viabilidade de um consenso global para a política da televisão / Joanne M. Lisosky  . IN (Carsson & Fellizen, 1999b)

    3.     Crianças e influências nocivas da mídia  : O significado da Convenção da ONU / Thomas Hammarberg  IN (Carsson & Fellizen, 1999b)

    32.  Sou Criança, mas Também Tenho meus Direitos! / Mimi Brazeau IN (Carlsson & Feilitzen, 1999)

    4.     A criança e a mídia : Relatório do Comitê da ONU para os Direitos da Criança / Thomas Hammarberg  IN (Carsson & Fellizen, 1999b)

    40.  A Informação e os Direitos da Criança: o Desafio do Engajamento da Mídia /Mike Jempson e Bill Novis (FIJ) IN (Carlsson & Feilitzen, 1999)

    A campanha Ética na TV e o conteúdo da programação televisiva? / Orlando Fantazzini e Pedrinho Guareschi IN (CHAGAS, ROMÃO & LEAL, 2006)

    A classificação indicativa sob o paradigma dos direitos humanos  / Guilherme Canela IN (CHAGAS, ROMÃO & LEAL, 2006)

    A Nova Classificação Indicativa no Brasil: construção democrática de um modelo / José Ediardp Elias Romão IN (CHAGAS, ROMÃO & LEAL, 2006)

    AGÊNCIA DE NOTÍCIAS DOS DIREITOS DA INFÂNCIA. Regulação de mídia e direitos das crianças e adolescentes: uma análise em 14 países latino-americanos, sob a perspectiva da promoção e proteção. Brasília: ANDI, 2008.

    Analista de classificação indicativa: história, desafios e perspectivas / Juliana Cézar Nunes e Maria Celvas Bispo Reis IN (CHAGAS, ROMÃO & LEAL, 2006)

    ANDI, A. de N. dos D. da I. (2011). Infância e Comunicação – Referências para o Marco Legal e as Políticas Públicas Brasileiras.

    “ANDI; REDE ANDI AMÉRICA LATINA, SAVE THE CHILDREN SUÉCIA. Regulação de Mídia e

    Direitos das Crianças e Adolescentes: Uma Análise do Marco Legal de 14 Países Latino-americanos, sob

    a Perspectiva da Promoção e Proteção. Brasília: ANDI, 2008.”

    Andi. (2011). Estatuto da Criança e do Adolescente – um guia para jornalistas – 2a edição.

    Audiências e consultas públicas: mecanismos de participação cidadã no processo de classificação indicativa / Anderson Alarcon IN (CHAGAS, ROMÃO & LEAL, 2006)

    Canela, G. (2006). A Classificação Indicativa sob o Paradigma dos Direitos Humanos. Intercom.

    Cap 4. A experiência da regulamentação das campanhas publicitárias de cigarro como subsídio para a comunicação de alimentos direcionados ao público infantil no brasil / Paulo Alan Deslandes Fragoso  IN (ANDI & ALANA, 2009)

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    Chagas, C. M. de F., Romão, J. E. E., & Leal, S. (2006). Classificação Indicativa no Brasil?: desafios e perspectivas. Brasilia: Secretaria Nacional de Justiça.

    Classificação indicativa: responsabilidade social e atuação do Estado, sociedade e mercado / Luiz Marins da Silva e Fernando O. Paulino IN (CHAGAS, ROMÃO & LEAL, 2006)

    Conselho Federal de Psicologia. (2009). Mídia e psicologia?: produção de subjetividade e coletividade (2nd ed.). Brasília: Conselho Federal de Psicologia.

    Crítica do ambiente político-regulatório da comunicação social eletrônica brasileira:fragmentação política e dispersão regulamentar / Murilo César Ramos IN (CHAGAS, ROMÃO & LEAL, 2006)

    CTS Game Studies. (2010). Relatório de Investigação Preliminar: O Mercado Brasileiro de Jogos Eletrônicos.

    Deve o Estado classificar indicativamente o entretenimento a que o público têm acesso? / Eugênio Bucci e Maria Rita Kehl IN (CHAGAS, ROMÃO & LEAL, 2006)

    Direitos de resposta: a sociedade civil ocupa a TV!  / Bia Barbosa, Diogo Moysés e Rodrigo Savazoni IN (CHAGAS, ROMÃO & LEAL, 2006)

    Feola, G. G. S. (2012). Porque cortaram O Discurso do Rei? Anagrama, 6(1).

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    O discurso/escudo da liberdade de expressão dos “donos” da mídia / Edgar Rebouças IN (CHAGAS, ROMÃO & LEAL, 2006)

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    Sobre o tema de Estudos de Recepção (N=74)

    1.     Prefácio I  — Crianças, mídia e violência / Henrikas Yushkiavitshus  IN (Carsson & Fellizen, 1999b)

    10.  Criança, mídia e agressão : Situação da pesquisa na Austrália e Nova Zelândia / Kevin Durkin & Jason Low  IN (Carsson & Fellizen, 1999b)

    11.  Lutando contra a violência na televisão : Um estudo de caso israelense / Dafna Lemish  IN (Carsson & Fellizen, 1999b)

    12.  O que sabemos da pesquisa européia sobre violência na mídia? / Olga Linné  IN (Carsson & Fellizen, 1999b)

    13.  Por que assistimos  à violência na televisão? Pesquisa de campo argentino / Tatiana Merlo-Flores IN (Carsson & Fellizen, 1999b)

    14.  O estudo global da UNESCO sobre violência na mídia : Relatório apresentado ao diretor-geral da UNESCO / Jo Groebel  IN (Carsson & Fellizen, 1999b)

    15.  A voz das crianças na mídia : Um estudo dos programas de TV infantis na  Ásia / Anura Goonasekera  IN (Carsson & Fellizen, 1999b)

    16.  A influência da mídia e o desenvolvimento da  ética das crianças chinesas dos centros urbanos / Sun Yunxiao  IN (Carsson & Fellizen, 1999b)

    17.  A criança e a mídia eletrônica : Uma perspectiva australiana / Stephen Nugent  IN (Carsson & Fellizen, 1999b)

    17.  Contra a Violência: Experiências Sensoriais Envolvendo Luz e Visão Educação para a Mídia e Tecnologia Educacional de um Ponto de Vista Latino-Americano / Ismar de Oliveira Soares IN (Carlsson & Feilitzen, 1999)

    18.  Panorama do rádio e televisão infantil na  África do Sul / Nadia Bulbulia  IN (Carsson & Fellizen, 1999b)

    19.  As crianças e a mídia em Flandres : Um breve panorama / Keith Roe  IN (Carsson & Fellizen, 1999b)

    2.     Prefácio II  — As crianças merecem qualidade / Nils Gunnar Nilsson  IN (Carsson & Fellizen, 1999b)

    20.  A paisagem da mídia audiovisual no globo / Robert Lamb  IN (Carsson & Fellizen, 1999b)

    21.  Regulamentos e medidas relativas  à  mídia visual e  à proteção  à criança : Uma visão geral da Europa, América do Norte, Austrália e Japão / Titti Forsslund  IN (Carsson & Fellizen, 1999b)

    22.  Avaliação da viabilidade de um consenso global para a política da televisão / Joanne M. Lisosky  . IN (Carsson & Fellizen, 1999b)

    4.     A criança e a mídia : Relatório do Comitê da ONU para os Direitos da Criança / Thomas Hammarberg  IN (Carsson & Fellizen, 1999b)

    5.     Juventude e comunicação / Carlos A. Arnaldo &  Åna Finnströn  IN (Carsson & Fellizen, 1999b)

    6.     A criança e a violência na tela — Artigos de pesquisa : Introdução / Cecilia von Feilitzen  IN (Carsson & Fellizen, 1999b)

    7.     A criança e a violência na televisão nos EUA / Ellen Wartella, Adriana Olivarez & Nancy Jennings  IN (Carsson & Fellizen, 1999b)

    8.     A natureza e o contexto da violência na televisão americana / Barbara J. Wilson, Dale Kunkel, Dan Linz, W. James Potter,Ed Donnerstein, Stacy L. Smith, Eva Blumenthal, Mike Berry& Joel Federman  IN (Carsson & Fellizen, 1999b)

    9.     Uma análise da pesquisa sobre violência na mídia no Japão / Sachiko Imaizumi Kodaira  IN (Carsson & Fellizen, 1999b)

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    12.  Educação para a Mídia no Canadá — a Segunda Primavera / Neil Andersen, Barry Duncan & John J. Pungente IN (Carlsson & Feilitzen, 1999)

    13.  Educação para a Mídia na África do Sul no Final do Século XX O Renascimento da Fênix ou a Morte do Cisne? / Jeanne Prinsloo IN (Carlsson & Feilitzen, 1999)

    14.  As Crianças Australianas e a Mídia Educação, Participação e Divertimento / Barrie McMahon & Robin Quin IN (Carlsson & Feilitzen, 1999)

    15.  A Educação para a Mídia na EuropaCom Foco Especial nos Países Nórdicos / Birgitte Tufte IN (Carlsson & Feilitzen, 1999)

    16.  A Educação para a Mídia e a Produção de Mídia pelos Jovens no Reino Unido / David Buckingham IN (Carlsson & Feilitzen, 1999)

    18.  Cenário da Mídia em Mudança na Índia Implicações para a Educação para a Mídia / Keval J. Kumar IN (Carlsson & Feilitzen, 1999)

    19.  A Mídia e Nossas Crianças: A Promessa de Participação / Feny de los Angeles-Bautista IN (Carlsson & Feilitzen, 1999)

    20.  A Convenção Está Viva O Dia Internacional de Rádio e TV da Criança, Criado pelo UNICEF,e o Site Voices of Youth  (Vozes da Juventude) / Francis Mead . IN (Carlsson & Feilitzen, 1999)

    25.  A Animação na EscolaUm Modelo para o Ensino de Mídia em Todas as Escolas / Erling Ericsson IN (Carlsson & Feilitzen, 1999)

    39.  Meios de Comunicação: A Favor ou Contra a Educação? / Carlos A. Arnaldo IN (Carlsson & Feilitzen, 1999)

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