Nem Record nem Cultura. Quem mais cresceu no Ibope da TV aberta na Grande São Paulo em 2010 foram os canais pagos.
Segundo dados consolidados, os chamados “outros canais”, que nos relatórios do Ibope aparecem sob a sigla OCN, atingiram no ano passado média anual de 4,5 pontos das 7h à meia noite, um crescimento de 18% sobre 2009, quando alcançaram 3,8 pontos, número que já era 36% superior ao de 2008 (2,8 pontos).
Cada ponto equivale a cerca de 60 mil domicílios.
Os dados revelam um crescimento extraordinário dos “outros canais” nos últimos dois anos. No acumulado de 24 meses, a alta foi de 61%.
“Outros canais” é o termo que o Ibope usa para se referir a cerca de 200 “pequenos” canais sintonizados na amostra de TV aberta. São canais recebidos via antenas de UHF e parabólicas, de circuitos internos de segurança e, principalmente, canais pagos.
TV paga ‘come’ ibope da Globo
Esses canais já “consomem” 11% da audiência da TV aberta. No ano passado, com 4,5 pontos, ficaram a menos de um ponto da terceira maior rede, o SBT (que fechou 2010 com média diária de 5,4 na Grande SP). Estão tirando mais audiência da Globo do que as concorrentes diretas.
Na média do ano passado, a audiência da Globo caiu 5%, de 17,4 para 16,5 pontos por dia. O SBT também perdeu audiência (foi de 5,4 pontos em 2009 para 5,2). Band e Rede TV! perderam, cada uma, um décimo de ponto. A Record (7,4 de média) e a Cultura (1,2) cresceram 0,1. A Gazeta ficou estável em 0,7 ponto diário.
O aumento da audiência dos “outros canais” é coerente com o crescimento da TV paga no país. Em outubro, segundo a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), o país já acumulava uma alta acumulada de 27% no número de assinantes somente em 2010. O Brasil já tinha TV por assinatura em 9,4 milhões de domicílios.
Já os chamados “outros aparelhos”, como o Ibope se refere a DVDs e videogames, estão em queda. Oscilaram de 3,7 pontos em 2008 para 3,3 em 2009 e 3,2 no ano passado.
Fonte: Blog do Daniel Castro
| 10 de janeiro de 2011 às 21:28
.
A Vinculaçao horaria sim, tem q ser mais flexivel, mas isso nao vai melhorar a situaçao pra eles magicamente, qualidade é o problema.
| 15 de abril de 2011 às 11:43
A Globo não se importa com esta queda, uma vez que ela é dona do melhor pacote de Filmes e alguns dos canais mais interessantes da TV paga, ela deixa de investir em filmes bons (passam com muitos anos de atraso quando passam) pra empurrar a TV paga para quem pode pagar. O único investimento real que ela ainda investe na aberta são as novelas pelos contratos de propaganda e o jornalismo, que serve como peso político.